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Saiba como aumentar as vendas com marketing digital

Saiba como aumentar as vendas com marketing digital

calendar_month 17/04/2020 schedule 15min

Aumentar as vendas e fazer o negócio crescer é o sonho de praticamente todos os donos de lojas. Mas como se faz isso? Será que apenas com promoções, bom atendimento e uma loja bem decorada é possível? Bem, não sabemos se é possível só com isso, mas sabemos que com algumas estratégias de marketing digital você pode aumentar as vendas do seu estabelecimento.

Neste artigo, iremos abordar sobre o que é o marketing digital e quais são as suas estratégias que contribuem para o aumento das vendas nas lojas. Assim, você poderá aplicar o que aprender neste artigo em seu negócio para alavancar suas vendas.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma junção de estratégias da comunicação e do marketing, mas voltado para a web. Dessa forma, são feitas campanhas de diversos fins, como venda de produto e serviço, divulgação da marca, atração de leads (possíveis clientes), entre outros. 

O marketing digital, hoje em dia, é tão utilizado quanto o marketing tradicional. Isso acontece porque as pessoas mudaram seus comportamentos. Antes da era dos smartphones, nós passávamos mais tempo assistindo TV ou lendo jornal impresso. Porém, com a facilidade que temos de acessar redes sociais e notícias pelo celular, as pessoas começaram a dedicar um tempo maior para rolar a tela do aparelho.

Dessa forma, o marketing precisou ser reformulado e se transformou no marketing digital. Sendo assim, esse formato de marketing é o que utilizamos com o objetivo de promover os produtos de e-commerce (lojas virtuais) e qualquer outro serviço/produto oferecido via internet.

Sabendo disso, é importante conhecer quais são as estratégias do marketing digital que possibilitam aumentar as vendas da sua loja online. 

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Estratégias digitais para aumentar as suas vendas

A seguir, veremos algumas das principais estratégias de marketing digital para aumentar as vendas online e também para divulgar seus produtos em lojas físicas.

Marketing de conteúdo

Uma das principais diferenças do marketing digital em relação ao tradicional se dá por conta do conteúdo. O marketing tradicional faz seus anúncios e propagandas dando todo o enfoque apenas no produto, de forma que quer apenas convencer o cliente a comprar tal produto.

Porém, o marketing digital utiliza o marketing de conteúdo para levar conhecimento ao lead que está com algum problema. O enfoque não é no produto em si, mas em um conteúdo que solucionará a dor do cliente. 

Por exemplo, uma loja de cosméticos, em vez de só divulgar seus produtos nas redes sociais, pode utilizar dessas redes sociais para criar conteúdo e levar conhecimento aos seguidores. Assim, podem ser abordados temas como: “dicas de como aplicar o delineador”, “como manter a pele saudável e hidratada” e “quais são os cuidados que devemos ter com as unhas”, por exemplo.

Por meio do marketing de conteúdo são gerados materiais informativos e de qualidade para o público. Isso enriquece a experiência da persona (representação fictícia do cliente ideal) com determinada marca, conectando-a com a empresa. 

Essa conexão pode gerar, no futuro, a concretização dessa conexão que se dá quando a persona passa a ser um cliente da empresa. 

Porém, marketing de conteúdo não está atrelado apenas aos textos. Faz parte dessa estratégia os vídeos, imagens, áudios e tudo o mais que se caracterize como conteúdo que leve conhecimento à persona.

Inbound marketing

O inbound marketing é uma ótima estratégia para se trabalhar em conjunto com o marketing de conteúdo. Isso porque é ele quem organiza os conteúdos a serem postados de forma a criar um caminho para atrair o lead, criar uma relação maior dele com a marca e, por fim, torná-lo um cliente. 

Para isso, temos o funil do inbound marketing que se divide em alguns níveis: atração, conversão, relacionamento e venda. A atração se encontra no topo do funil, o que significa que a maior parte do conteúdo é feita para esse topo, como forma de atrair as pessoas para a sua empresa.

No fundo do funil se encontra a etapa da venda. Nessa etapa, são produzidos poucos conteúdos mais voltados para a empresa em si e para o produto ou serviço a ser vendido. Nas etapas de conversão e relacionamento, são produzidos menos conteúdos do que para a de atração, mas mais conteúdos do que para a etapa de venda.

Sendo assim, as postagens que são sobre dúvidas mais abrangentes, são consideradas de topo de funil (atração). Já aquelas que citam algum produto em específico da empresa podem ser consideradas de meio de funil (conversão/relacionamento). Mas as postagens que falam de uma promoção ou que citam mais a empresa são consideradas de fundo de funil (venda). 

Siga a estratégia de produzir mais conteúdos de topo e de meio, e um pouco menos de fundo de funil. Assim, você atrai o lead, conquista ele e depois ele mesmo se interessa em comprar os seus produtos.

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Redes sociais

As redes sociais não são uma estratégia em si, mas são ótimos canais para se aplicar as estratégias que vimos até agora.

Muitas pessoas têm acesso às redes sociais e passam horas checando as notificações e as postagens de quem estão seguindo. Além disso, realizam as próprias postagens. Sendo assim, esse é um ótimo lugar para fazer com que a sua marca ou empresa ganhe visibilidade

Você pode utilizar a rede social da sua loja ou empresa para informar os seguidores, transmitir o seu propósito e engajá-los. Para isso, é preciso aliar o inbound marketing com o marketing de conteúdo, ao criar uma programação de postagens de forma que algumas sejam para atrair os clientes, outras para informá-los melhor sobre suas dúvidas e, por último, algumas para fazer com que eles decidam concretizar uma compra na sua loja, seja ela online ou físico.

Para criar esses conteúdos, pense em quais perguntas que os leads da sua loja têm e as responda de forma criativa, seja por meio de um vídeo, postagem em texto ou apenas com uma imagem. Além disso, interaja com os seguidores da sua página, responda às perguntas e crie interação por meio dos stories do Facebook e do Instagram. Isso traz mais proximidade entre sua marca e os seguidores.

Links patrocinados

Todas as estratégias que citamos até agora são gratuitas, atraindo de forma orgânica o público. Mas você também pode pagar para atrair seus leads e fazer com que comprem do seu estabelecimento. Uma das formas é pelos links patrocinados.

Sabe quando você vai pesquisar sobre qualquer assunto no Google e os primeiros resultados aparecem com a palavra “Anúncio” na frente do link? Estes são sites que pagaram para aparecem em primeiro lugar nos resultados. Dessa forma, eles não dependem do Google para ficarem nas primeiras posições.

Esta é uma forma de destacar seu site para que ele tenha mais visibilidade e, assim, mais chances das pessoas entrarem nele para encontrar o que procuram. Algumas empresas utilizam essa estratégia quando estão lançando um novo produto. Elas pagam para ter o site nos primeiros lugares do resultado do Google enquanto estão com os produtos em lançamento.

Como podemos ver, há diversas estratégias de marketing digital que podem ser colocadas em prática como forma de atrair os leads e convertê-los em clientes. Há desde estratégias mais simples e gratuitas, como criar conteúdo para as redes sociais, até as que são pagas, como os links patrocinados.

Veja quais delas se encaixam no seu negócio e que você pode colocar em prática quanto antes e comece investir em marketing digital. Por meio do marketing digital você pode fazer com que as vendas em sua loja aumentem. 

Depois, procure estudar mais a fundo sobre as estratégias para conseguir melhores resultados com elas. Investir em marketing digital é uma forma de mostrar sua empresa para o mundo por meio da internet.

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